Oximetria: como usar o oxímetro e valores de oxigenação normal
- cuidarcpap
- 27 de set. de 2021
- 1 min de leitura
Atualizado: 28 de set. de 2021
Oximetria é um exame que permite medir a saturação de oxigênio do sangue (oxigenação), ou seja, a porcentagem de oxigênio que está sendo transportada na circulação sanguínea.

Oxímetro de Dedo
A principal vantagem deste método é que não é necessário fazer coleta de sangue, evitando-se picadas. Além da saturação, este aparelho também pode ser capaz de medir outros dados vitais, como quantidade de batimentos cardíacos e frequência respiratória, por exemplo.
O oxímetro de dedo é muito utilizado pelos médicos e outros profissionais de saúde durante a avaliação clínica, principalmente em casos de doenças que causam dificuldade na respiração, como as doenças pulmonares, cardíacas e neurológicas, ou durante uma anestesia, mas também pode ser usado para monitorar o estado de saúde em caso de infecção por coronavírus. O oxímetro também pode ser comprado em lojas de materiais médicos ou hospitalares.
👉🏽Valores normais de saturação
Uma pessoa saudável, com oxigenação adequada do corpo, costuma ter uma saturação de oxigênio acima de 95%, no entanto, é comum que por condições leves, como gripes ou resfriados, a saturação fique entre os 93 e os 95%, sem ser motivo de preocupação.
Já quando a saturação atinge valores inferiores a 90% pode indicar redução da oferta de oxigênio no corpo pela presença de alguma doença mais grave que seja capaz de reduzir a eficiência das trocas gasosas entre o pulmão e o sangue, como asma, pneumonia, enfisema, insuficiência cardíaca ou doenças neurológicas e até uma complicação da COVID-19, por exemplo.
Matéria Completa: https://www.tuasaude.com/oximetria/amp/
Yorumlar